Skip to content

Desafio 1 - Processo Atual

Dos três desafios abordados neste projeto, o Desafio 1 é aquele mais estrutural para a PORVID uma vez que engloba as principais atividades da PORVID: a descoberta de possíveis parcelas a prospetar e a recolha das amostras genéticas em si.

Com o último objetivo de desenvolver um método de trabalho que seja capaz de alimentar com informação de outras entidades estas estas atividades, um levantamento do processo, atividades concretas e fluxos de informação atuais, levado a cabo em estreita colaboração com a PORVID, é aqui apresentado.

Estrutura

O processo é aqui representado em notação BPMN, seguido de uma descrição detalhada de cada atividade, pressupostos e outras considerações.

Processo

Diagrama BPMN Desafio 1 - Processo Atual

Editável

Diagramas editáveis (em draw.io) disponíveis aqui.
Imagem em resolução completa disponível aqui.

Descrição

  1. As parcelas atualmente prospetadas pela PORVID são coletadas por processos manuais e ad hoc. Estas podem chegar por contactos com as DRAP, contactos diretos com viticultores ou por conhecimento dos elementos da PORVID. A atividade "Coleção de informação de parcelas com potencial interesse" tenta agrupar esta coleção de meios não estruturados pelo que potenciais parcelas de interesse chegam à PORVID.
    1. Uma vez que independentemente da forma/formato pelo que conhecimento destas parcelas chega à PORVID o seu tratamente sofre pouco variabilidade, optou-se por não formalmente anotar estas possibilidades.
  2. Havendo este conhecimento destas parcelas, cabe aos vários elementos da PORVID avaliar que o seu interesse de prospeção.

    1. A especificação deste processo encorre no âmbito do Desafio 2. Descrição do processo atual aqui.

    Diagrama Parcial BPMN Desafio 1 Atual - Corte 1

  3. Para aquelas parcelas em particular onde não seja identificado um interesse de prospeção o processo termina, enquanto que para as restantes, contacto com o viticultor é estabelecido.

  4. Contacto com viticultores é estabelecido por membros da PORVID, sendo em muitos casos necessário recorrer às DRAP como intermédio e forma de chegar ao viticultor.
  5. Após este contacto ser estabelecido, a recolha das amostras é efetuada.

    Diagrama Parcial BPMN Desafio 1 Atual - Corte 2

  6. Finalizando o processo, os registos internos da PORVID são atualizados com os dados da recolha e é dado conhecimento à DRAP correspondente.

    Diagrama Parcial BPMN Desafio 1 Atual - Corte 3